“O tema é atemporal e deve ser discutido por todas as instituições de ensino”.

 O dia da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que representou a luta do negro e a discriminação da cultura africana no Brasil.

Qual a importância da data?

 Consiste na reflexão do tema, e na escola podemos trabalhar temas como a diversidade racial e como nós somos diferentes uns dos outros. Nosso país, é formado por uma grande miscigenação cultural.

Aqui no colégio, realizamos diversas atividades para fixar o tema. Acreditamos que essa consciência é um importante tópico da educação. Faz parte da história do nosso país e, por isso merece uma atenção especial.

Crianças conscientes, adultos conscientes!

Quando inserimos a reflexão do tema em sala de aula, as nossas crianças conseguem desenvolver um pensamento inclusivo com o próximo e perceber que racismo e preconceito, são assuntos importantes, presentes no dia a dia e que o ato de discriminar alguém, não pode continuar existindo. Todos somos diferentes e temos nossas raízes etnológicas que devem ser preservadas e respeitadas.

Dito isso, a reflexão está lançada para vocês também, papais e mamães!

Aproveitem essa data para reforçar o tema em um debate aberto com o seu filho(a). Isso ajudará ele(a) a entender um pouco mais da cultura do nosso país. Cada vez mais perceber que todos nós precisamos ter seu espaço de maneira livre, sem a ideia do preconceito.

Vamos começar a corrente da conscientização!

Um grande Abraço,

Instituto Educacional Cidade de Osasco