logo unesco 2013 Em dezembro de 2010, a Assembléia das Nações Unidas declarou o ano de 2013 como o Ano Internacional das Nações Unidas para a Cooperação pela Água, com base em uma proposta de um grupo de países iniciada pelo Tajiquistão. Em agosto de 2011, a UNESCO foi oficialmente nomeada pela ONU para liderar os preparativos para o Ano Internacional da Cooperação pela Água e o Dia Mundial da Água em 2013.
A cooperação pela água tem múltiplas dimensões, incluindo os aspectos culturais, educacionais, científicos, religiosos, éticos, sociais, políticos, jurídicos, institucionais e econômicos. Uma abordagem multidisciplinar é essencial para entender as várias facetas implícitas no conceito e para misturar essas peças em uma visão holística. Além disso, para ser bem sucedida e duradoura, a cooperação pela água precisa de um entendimento comum do que sejam as necessidades e os desafios em torno da água. Construir um consenso sobre as respostas adequadas a estas questões será o foco principal do Ano Internacional da Cooperação pela Água – 2013.
O AE Cidade de Osasco vai trabalhar o tema com os alunos durante este ano, e já começou distribuindo aos professores material para isso, recebido no último sábado, na reunião das escolas associadas da qual fazemos parte.ragrani.ru

A cooperação pela água não é uma questão de escolha, mas uma necessidade imperativa

H.E. Emomali Rahmon, presidente do Tajiquistão parabenizou a UNESCO por seus comprometimentos e expressou sua convicção que o gerenciamento dos recursos hídricos feitos pacificamente é vital para o desenvolvimento sustentável, e enfatizou que compartilhar recursos hídricos significa compartilhar responsabilidades. O objetivo deve ser prevenir e resolver potenciais conflitos na gestão de recursos hídricos – quando envolve mais de um país – e promover a cooperação em todos os níveis. Isto requer plataformas de pesquisa e de troca de novas capacidades e expertises. Ele também levantou a questão sobre a competição por causa da água, a qual está crescendo no mundo todo e se aprofundará com o crescimento populacional, com a urbanização e com os impactos da mudança climática.
Todas as recomendações estabelecidas, relativas à necessidade da cooperação pela água em todos os níveis, foram consideradas como cruciais para a superação dos desafios relacionados à água. A cooperação pela água é essencial para garantir a vida cotidiana decente e bem-estar básico para todos por meio do suprimento seguro da água.
E você, está tratando da água com a devida importância na sua casa?