“Esteja atento aos  sinais demonstrados  pelo seu filho ”.

A ansiedade infantil é um dos assuntos que estão em nosso radar há um tempo e que deve receber uma atenção mais do que especial, pois pode impactar significativamente a vida dos pequenos.

Hoje em dia, infelizmente, é corriqueiro os sintomas característicos de uma criança ansiosa: 

  • Pensamento negativo
  • Preocupação excessiva
  • Afastamento do convívio social (e  até mesmo com os pais)

A rápida comunicação do mundo – praticamento instantânea –  nos faz pessoas um pouco mais aceleradas e isso, muitas das vezes acaba respingando na rotina dos filhos. Já pediu para ele tomar café rapidinho porque vocês estavam atrasados para sair? Ou ficou sem paciência enquanto ele te contava uma longa história? Atenção aos fatos! Aquela regrinha de ser um “espelho para os pequenos” é real.

Identifiquei os sintomas, e agora?

Tente deixar as coisas mais leves: existem algumas preocupações que os pequenos não precisam sofrer! Resguarde de assuntos que podem ser resolvidos por você.

Ele está sofrendo com a data da prova? Tente descontrair, sem esquecer da sua importância. Mas encare essas situações de desespero, para eles como algo que ele deve passar, mas que no final irá se resolver da melhor forma. Pensamento positivo.

Se ao longo do tempo não  observar uma evolução, procure a escola. Nós te ajudamos a conduzir da melhor forma essa situação e se for o caso indicaremos uma ajuda profissional, como um psicólogo ou outro profissional.

Fonte complementar: https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/3-sinais-de-que-seu-filho-e-uma-crianca-ansiosa/