Você sabe como funciona o paradidático aqui no Instituto Educacional Einstein Cidade de Osasco? Funciona assim…
Há algum tempo que nossa escola já não pede para os pais comprarem os livros que serão lidos pelos alunos. Mas isso não quer dizer que eles não estejam lendo ou que essa leitura diminuiu. Ao contrário. Tem se intensificado ano a ano. Com essas mudanças, a escola é que faz o investimento na compra dos livros para a biblioteca, desonerando os pais. Veja como funciona:

Educação Infantil – A escolha dos livros é feita às sextas-feiras. Na segunda-feira, há o momento da recontagem da história. Depois é feito o registro de leitura através de desenhos, com dramatização na brinquedoteca. Ufa, viu quanto trabalho é feito?

Ensino Fundamental I – Há uma visita à biblioteca semanalmente para escolha dos livros. Os alunos realizam a partir dos títulos lidos uma roda de leitura. Depois há registros através de reescrita da obra e também o registro através de desenhos singulair medicine. Aí chegou a hora da apresentação da história para a classe! Uau, quanta coisa!

Ensino Fundamental II – Todos os bimestres – no mínimo – a escolha dos livros se dá através do acervo da escola. Há momentos destinados à leitura das obras em sala de aula também (assim ninguém tem como esquecer, não é?!). A partir das obras lidas, a temática é discutida através de debates e trabalhos escritos. Durante o período de recuperação, a leitura de paradidáticos também é componente fundamental no processo.

Mas não se engane: Tudo isso não é suficiente se em casa, os pais não incentivarem a leitura e não ajudarem, cobrando as tarefas. E que tal uma passadinha numa boa livraria na próxima ida ao Shopping?