Após votação durante a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, em Paris, a Roda de Capoeira ganhou na quarta-feira, dia 26 de novembro, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Segundo a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, “um bem registrado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade garante mais respaldo ao governo para apoiar, com recursos públicos, iniciativas de preservação do bem cultural, com o incentivo à transmissão do conhecimento e a formas de organização dos capoeiristas”.

Como todos sabem, o Instituto Educacional Cidade de Osasco, além de ter a capoeira como uma das atividades extras para nossos alunos, também pertence a UNESCO, tendo nosso trabalho reconhecido por este braço da Organização da Nações Unidas ligado à Educação, pelo caráter social e em conformidade com as diretrizes da
ONU realizados aqui. Ao Professor José Adeildo Silva de Barros, alunos praticantes, e pais, nosso agradecimento pelo trabalho e pela confiança. Vocês são nosso orgulho! Veja algumas fotos de uma das aulas de capoeira. Atente para os instrumentos ecológicos da turminha!