“O sentimento da saudade na vida das crianças”.

Saudade: uma palavra que em muitos países nem tradução existe. Por aí, já conseguimos entender que esse sentimento vem, em determinadas situações que não conseguimos controlar e nem explicar. Imagina explicar para os pequenos…

Seja em uma viagem de alguma pessoa muito próxima por um período muito grande ou pela perda de algum ente querido, a mudança para outra cidade ou em casos de separação, é importante inserir os pequenos à realidade. Muitas vezes, o sentimento de saudade fica marcado na vida das crianças por desencadear uma vivência marcada pela tristeza. Mas, não só pela tristeza, lembranças boas como um amiguinho da antiga cidade ou alguma viagem, podem ser lembrada de forma positivas na vida das crianças.

Como todas as emoções elas são importantes para o amadurecimento das crianças.

Como ajudar?

Deixa a criança à vontade para falar (ou não falar) sobre o assunto. Cada ser humano se relaciona de uma maneira com as situações da vida, por isso  é importante deixa –los flexíveis ao comentar sobre o assunto ou situação vivida.

Alguns livros abordam o tema de uma maneira super informal e que podem trazer uma autorreflexão positivas. Indicamos:

  • Divertida mente – Emoções no comando

Disney
Editora: V & R

A narrativa é completa quando falamos de sentimentos, em divertida mente: emoções como raiva, tristeza, alegria são abordadas através da mente da personagem.

  • Mania de Explicação

Adriana Falcão e Luiz Estellita Lins.
Editora: Salamandra

A curiosa Isabel, aos poucos se insere em questões que passam por diversas situações corriqueiras da vida e tenta aprender as lições de cada pensamento.

  • Os passarinhos do mundo

Vivian de Assis, Ilustração Rosinha.
Editora: Autêntica

Um garotinho viaja ao sitio do avô e ganha uma Arapuca de pegar passarinho. Ele leva o passarinho para a sua casa e percebe com o tempo a infelicidade do bichinho. O menino sensibilizado, retorna o passarinho ao convívio de sua família.