Essas foram algumas das atividades desenvolvidas aqui no AE Cidade de Osasco na semana passada.
Os alunos do maternal ao 1º ano estão desenvolvendo um programa de aprendizagem de artes há algum tempo (Ver final do post). O resultado e algumas das etapas poderão ser vistos neste sábado, 27/10 a partir das 9:00h na Expo-Einstein, nossa Feira do Conhecimento. Durante a semana que passou eles visitaram a Pinacoteca, com monitoria especializada. Lá puderam ter um contato mais íntimo com obras de arte: pinturas e esculturas.
As experiências sensoriais – tocando em algumas obras em bronze ou em placas com Braille, deram um sabor especial à visita dos pequenos que – na sua maioria – pela primeira vez ficaram “cara a cara” com obras de artistas consagrados, interagindo com a arte. Isso dá mais conteúdo aos próprios trabalhos, que continuarão ainda por algum tempo.
Os alunos do Fundamental II estão trabalhando na construção de um aquecedor solar caseiro e barato, uma solução viável para famílias de baixa renda. Garrafas Pet e caixas de leite são montadas de maneira a aquecer canos por onde a água circula naturalmente após ser aquecida pelo sol, cujo calor é potencializado pelo aparelho. Só vendo mesmo…
Tanto as etapas desse aquecedor solar quanto o próprio em funcionamento também poderão ser vistos na Expo-Einstein.

Alunos do FII trabalham no aquecedor

E para quebrar um pouco o clima de ciências – mas não muito – os 4ºs e 5ºs anos A e B foram à nossa Cozinha Experimental fazer um suco natural e refrescante de abacaxi com hortelã.
Nesse calor, que delícia!
Não perca a Expo-Einstein desse ano, sábado a partir das 9:00h. Está incrível!

Conheça na íntegra o Projeto “Fazendo Arte”

Séries envolvidas: Materna, Pré I, Pré II e 1º ano

As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar, desenhar, colar, pintar, a criança expressa suas experiências e sensações. O projeto desenvolveu-se a partir das seguintes etapas:
(Mês / Atividades)
Fevereiro a Maio
Trabalhos de desenho, pintura e colagem

Junho
Pesquisa das obras de Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Gustavo Rosa e Romero Britto.
Trabalhos de sucata e pintura da releitura

Agosto
Molduras dos trabalhos realizados

Setembro e Outubro
Ensaios para a apresentação “Aquarela”
Visita à Pinacoteca
Expo Einstein