Proposta Pedagógica

A tarefa do professor se assemelha à do jardineiro, que pode cuidar da planta, fazê-la crescer com saúde, mas, jamais transformá-la em outra planta - a criança - , porque tem uma série de disposições internas, o professor jamais conseguirá transformá-la em outra criança, apenas auxiliá-la a atingir seu próprio nível de capacidade. Não há um tempo em que se educa e um tempo para viver. Educar é viver. Educa-se e vive-se durante todo o tempo. A criança é um ser completo em sua condição de criança e por isso sobrevive. É inacabada como somos todos nós, mas completa em sua condição de criança.

Quase todos os alunos podem aprender tudo que desejamos, desde que façamos variar os métodos e o tempo em que cada um seja capaz de realizar seu trabalho.

O COLÉGIO ALBERT EINSTEIN, inspirado nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade, assume os fins da Educação Nacional, estabelecidos no na LDB 9394/96, procurando proporcionar aos seus alunos:

  • A compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a Comunidade;
  • Respeito à dignidade e às liberdades fundamentais do homem;
  • O fortalecimento da unidade nacional e da solidariedade internacional;
  • O desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação na obra do bem comum;
  • O preparo do indivíduo e da sociedade para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio;
  • A preservação do patrimônio cultural;
  • A condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica, política ou religiosa, bem como a quaisquer preconceitos de classe ou de raça.
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