UNESCO

unescoA aceitação do Colégio Albert Einstein/ Cidade de Osasco como membro da UNESCO, resgata e reconhece oficial, nacional e internacionalmente o trabalho desenvolvido ao longo destes 46 anos de trabalho em prol da educação social de nossos alunos, a partir do desenvolvimento de ações ligadas à cidadania, como as ações sociais, a educação voltada para cidadania, a ênfase no ser humano e os projetos ligados ao meio ambiente.

A partir de nossa diplomação, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de Novembro no VII Encontro Nacional das Escolas Associadas, conquistamos o direito de, orgulhosamente, ostentar o símbolo da UNESCO em nossos documentos oficiais, papéis de carta e envelopes. Além de comunicar o fato, queremos tornar público o agradecimento a cada uma das pessoas que, ao longo destes anos, participaram conosco da construção de mais esta conquista, sejam pais e alunos que participaram ativamente nas mais diversas atividades sociais que realizamos, seja cada um de nossos professores e funcionários, que com seu trabalho, tornaram este título viável

UNESCO – ESCOLAS ASSOCIADAS

O QUE É?

A UNESCO é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a ciência e a cultura. Nas Palavras de seu Diretor-Geral, Federico Mayor, “a UNESCO não é uma agência de assistência técnica nem tampouco uma instituição de pesquisa. Seu papel principal é o desenvolvimento do potencial humano (…) é o de facilitar a transferência e o intercâmbio dos conhecimentos (…) para favorecer o respeito mútuo e a tolerância, a participação democrática e a tomada de consciência dos direitos do homem”.

ORIGENS

A partir de 1942, a Conferência de Ministros da Educação Aliados (CAME) iniciou uma série de reuniões que se estenderam até 1945. Nesse ano, a CAME propôs a realização de uma conferência das Nações Unidas para a criação de uma organização de educação, ciência e cultura. Essa conferência reuniu-se em Londres, de 1º a 16 de novembro de 1945, quando a Constituição da UNESCO foi assinada por 37 países. A Constituição entrou em vigor com a vigésima ratificação, em 4 de novembro de 1946. O Brasil foi um dos 20 primeiros Estados a ratificar a Constituição da UNESCO sendo, portanto, um Estado-Membro Fundador daquela Organização.

OBJETIVO

A UNESCO, segundo a sua Constituição, tem por objetivo “contribuir para a paz e a segurança, promovendo a colaboração entre nações através da educação, da ciência e da cultura, a fim de estimular o respeito universal pela justiça, pela obediência à lei e pelos direitos humanos e liberdades fundamentais assegurados aos povos do mundo, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião”. A paz, o desenvolvimento e os princípios democráticos formam, portanto, um triângulo interativo em cujo centro se encontra delineado um futuro melhor.

COMO SE ESTRUTURA

A Conferência Geral é o órgão principal de tomada de decisões da UNESCO. Ela se reúne a cada dois anos e fixa as políticas da organização e aprova o programa/orçamento. A cada seis anos, a Conferência Geral nomeia o Diretor-Geral de acordo com a recomendação do Conselho Executivo, que é composto por 51 membros e reúne-se duas vezes por ano. Este Conselho é responsável pela execução do programa aprovado pela conferência Geral. A UNESCO é a única agência especializada da ONU que mantém Comissões Nacionais nos Estados-Membros. Estas Comissões servem como órgãos de assessoramento aos governos. Além disso, os governos mantêm Delegados Permanentes em Paris para contatos mais freqüentes com a Organização. A UNESCO possui também uma estrutura Regional, com escritórios em diferentes partes do mundo e Órgãos Auxiliares (Comitês Consultivos e de Assessoramento, Comissões Internacionais, Conselhos Intergovernamentais). Mantém interlocutoras, centenas de organizações intergovernamentais e não-governamentais (OIGs e ONGs).

O Programa das Escolas Associadas PEA – UNESCO

A escola é um lugar privilegiado para que se promova a educação orientada à tolerância, ao diálogo e à coexistência pacífica. É na infância que são formados preconceitos, atitudes de intolerância e discriminação ou, ao contrário, de justiça e respeito mútuo.

A criação do Programa de Escolas Associadas (PEA) da UNESCO, em 1953, constituiu-se em passo importante nas ações da Organização dirigidas a contribuir para a transição da atual cultura e violência para uma cultura de paz e democracia. Temos hoje por volta de 5.800 escolas repartidas em 163 países. Estas escolas se agrupam em grupos de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, escolas técnicas e profissionalizantes e ensino de 3º grau. São escolas públicas ou privadas. As escolas se comprometem por dois anos no mínimo a promover os grandes ideais da UNESCO no quadro normal dos programas e das atividades previstas para o sistema educativo.

A UNESCO oferece aos professores a possibilidade de participar de projetos experimentais visando aperfeiçoar o ensino da educação para a paz, dos direitos humanos e da democracia, através da melhoria do seu conteúdo educacional, dos métodos e matérias utilizados. A UNESCO também oferece oportunidade aos professores de compartilhar idéias e experiências com outros colegas, através de trabalho em grupo.

Os professores são os agentes principais para a mudança no clima de tensão e conflito; são eles que são capazes de modificar atitudes e conduzir os jovens de um sentimento de suspeita à receptividade e tolerância.

As escolas associadas são, também, encorajadas a promover esquemas de escolas-irmãs com outras instituições, tanto em âmbito nacional, como internacional.

As escolas associadas podem servir de trampolim para novos e corajosos passos na direção de melhorar, continuamente, o modo de “aprender a viver junto”, um desafio de grande relevância para os jovens.

As Escolas Associadas da UNESCO têm perspectiva global, orientam-se para o futuro e se centram em valores humanos, de modo que o espaço entre o quadro negro e as carteiras abrange o espaço da vida de toda a comunidade, e dos horizontes do mundo. (Adaptação de trechos de exposição da Sra. Sigrid Niedermayer-Tahri, do Secretariado da UNESCO, feita em reunião de Escolas Associadas em Kbar-Sava, Israel).

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